Publications
Browse

Browse for Publications by:

Browse for Journal Articles based on DHS data by:

orange publication summary banner small

Document Type
Further Analysis
Publication Topic(s)
HIV
Country(s)
Mozambique
Survey
Mozambique AIS, 2009
Language
Portuguese
Recommended Citation
Fishel, Joy D., Sarah E.K. Bradley, Peter W. Young, Francisco Mbofana, and Carlos Botão. 2011. HIV no seio dos casais em Moçambique: Estado Serológico, Conhecimento do Estado, e Factores Associados com a Serodiscordância do HIV. Análise Profunda do Inquérito Nacional de Prevalência, Riscos Comportamentais e Informação sobre o HIV e SIDA em Moçambique (INSIDA) 2009. DHS Further Analysis Reports No. 70. Calverton, Maryland, USA: ICF International.
Download Citation
RIS format / Text format / Endnote format
Publication ID
FA70

Order a Hard Copy: Please use electronic copies of DHS publications whenever possible. Hardcopies of publications are intended primarily for those in developing countries where internet connections are limited or unavailable.

Abstract:

Um em cada 10 casais que coabitam em Moçambique são discordantes, isto é, um é seropositivo enquanto o outro é seronegativo. Nos últimos anos, tem aumentado o interesse na propagação do HIV em parceiros sexuais com relações estáveis. Informação colhida pelo INSIDA em 2009, sobre o estado serológico, comportamentos de riscos e outras características de fundo, permitiu a identificação de casais que coabitam para serem combinados e analisados em conjunto. Esta investigação tem dois objectivos complementares: (1) Estimar o número de casais discordantes em Moçambique e fornecer informação útil sobre esses casais (2) identificar factores que poderão ajudar a proteger o parceiro seronegativo de se tornar infectado. O relatório inclui uma discussão sobre como a ficha de dados dos casais é criada e a sua representatividade na população de casais que coabitam em Moçambique, dados sobre a distribuição de casais de acordo com o seu estado serológico e estimativas sobre o número de casais discordantes em Moçambique e modelos multivariados para identificar factores associados com a discordância.